Hoje venho falar particularmente sobre minha experiência de como as novas tecnologias e a educação à distância influenciaram a minha rotina. Tenho certeza que com vocês não foi diferente.
Apesar de já ter uma boa familiaridade com o PC, cada dia que passa fico mais maravilhada com as descobertas de como utilizar essas tecnologias para facilitar minha vida pessoal e principalmente profissional.
Quando surgiu a oportunidade de participar de um projeto em educação à distância eu não imaginava o quanto isso iria mudar minha vida. Eu não tinha a menor idéia de como tudo isso funcionava, e fiquei muito entusiasmada com o projeto e a possibilidade de acompanhar o aprendizado de 40 alunos e ainda por cima poder contribuir com isso. Fascinante, não acham? Hoje eu posso confessar que não consigo viver sem esse mundo tecnológico e muito menos sem meus alunos que pra falar a verdade, a distância é somente física, pois a proximidade em nosso caso é muito maior que nos cursos presenciais.
Kenski (2004, p. 46) comenta sobre a educação a distância dizendo: "a apropriação dos conhecimentos nesse novo sentido envolve aspectos em que a racionalidade se mistura com a emocionalidade, em que as intuições e percepções sensoriais são utilizadas para a compreensão do objeto do conhecimento em questão. Nessa abordagem alteram-se principalmente os procedimentos didáticos, independentemente de uso ou não das novas tecnologias em suas aulas. É preciso que o professor (leia-se tutor-grifo nosso), antes de tudo, posicione-se não mais como detentor do monopólio do saber mas como um parceiro, um pedagogo, no sentido clássico do termo, que encaminhe e oriente o aluno disnte das multiplas possibilidades e formas de alcançar o conhecimento e de se relacionar com ele."
Nem preciso dizer que concordo plenamente com ela e acrescento que a educação à distância provoca o aluno a criar o conhecimento e ainda teorizar toda a sua experiência prática.
Então, vamos continuar a descobrir e utilizar todas essas tecnologias.
Grande beijo a todos!!
Helena