domingo, 17 de junho de 2007


Festa de são joão

Olá minha gente...
Passei essas dias ausente, pois estava nos preparativos da festinha de são joão dos meus alunos de administração. Um verdadeiro sucesso, diga-se de passagem, as comidinhas deliciosas, como bem diria minha coordenadora Cecília tudo bem engordiet, um forrozinho gostoso com direito a quadrilha de última hora...
Quem esteve presente aproveitou tudo isso, quem perdeu, vai ficar na vontade e não vai perder nossas próximas festinhas...

Quero tranquilizá-los em relação à matemática, pois apesar do pânico inicial, o desempenho de vocês está muito bom, estou bastante satisfeita com os resultados.
Hoje trago uma mensagem do momento que vivo atualmente e compartilho com vocês que diz:

Deus é a minha fortaleza e a minha força e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.
II Samuel 22:33
Até amanhã!!
beijossss

Helena

terça-feira, 12 de junho de 2007

O impacto da tecnologia na educação à distância

Hoje venho falar particularmente sobre minha experiência de como as novas tecnologias e a educação à distância influenciaram a minha rotina. Tenho certeza que com vocês não foi diferente.
Apesar de já ter uma boa familiaridade com o PC, cada dia que passa fico mais maravilhada com as descobertas de como utilizar essas tecnologias para facilitar minha vida pessoal e principalmente profissional.
Quando surgiu a oportunidade de participar de um projeto em educação à distância eu não imaginava o quanto isso iria mudar minha vida. Eu não tinha a menor idéia de como tudo isso funcionava, e fiquei muito entusiasmada com o projeto e a possibilidade de acompanhar o aprendizado de 40 alunos e ainda por cima poder contribuir com isso. Fascinante, não acham? Hoje eu posso confessar que não consigo viver sem esse mundo tecnológico e muito menos sem meus alunos que pra falar a verdade, a distância é somente física, pois a proximidade em nosso caso é muito maior que nos cursos presenciais.
Kenski (2004, p. 46) comenta sobre a educação a distância dizendo: "a apropriação dos conhecimentos nesse novo sentido envolve aspectos em que a racionalidade se mistura com a emocionalidade, em que as intuições e percepções sensoriais são utilizadas para a compreensão do objeto do conhecimento em questão. Nessa abordagem alteram-se principalmente os procedimentos didáticos, independentemente de uso ou não das novas tecnologias em suas aulas. É preciso que o professor (leia-se tutor-grifo nosso), antes de tudo, posicione-se não mais como detentor do monopólio do saber mas como um parceiro, um pedagogo, no sentido clássico do termo, que encaminhe e oriente o aluno disnte das multiplas possibilidades e formas de alcançar o conhecimento e de se relacionar com ele."
Nem preciso dizer que concordo plenamente com ela e acrescento que a educação à distância provoca o aluno a criar o conhecimento e ainda teorizar toda a sua experiência prática.
Então, vamos continuar a descobrir e utilizar todas essas tecnologias.
Grande beijo a todos!!
Helena

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Onde tudo começa...

Tentei há algum tempo escrever no meu blog do AVA, mas infelizmente ainda não está podendo ser ativado para que vocês meus alunos visualizem o que escrevi. Havia deixado minha idéia de lado, mas a tecnologia vem e me conquista mais uma vez e me traz tantas idéias, tantos projetos que preciso compartilhar com vocês, senão a chance desses projetos se concretizarem torna-se muito remota.
Pois é, estou aqui trazendo mais uma ferramenta onde irei postar novidades sobre o maravilhoso mundo da tecnologia aplicada à educação, mais precisamente à nossa realidade que é a educação à distância.
Espero que este espaço sirva para contaminá-los com todo o entusiasmo que existe em meu ser quando eu penso, falo e vivo EAD.
Por favor, comentem, comentem e comentem, é sempre bom saber que vocês estão por perto!!

um grande e carinhoso abraço,

Helena